Leiam e percebam o que é a tauromaquia e assim não dizem tanta parvoíce
Após ver tantos comentários menos bons à festa dos toiros tenho a vontade e a necessidade de falar como aficionada, como uma pessoa que vê na tauromaquia algo muito mais complexo do que apenas se passa numa arena!!!
Será fácil para quem vive nas grandes cidades apontar o dedo à tauromaquia, apontar o dedo à festa brava e apontar o dedo a todos aqueles que vivem a tauromaquia por inteiro, o que para vocês é difícil ou até mesmo impossível é entender a magnitude que ela envolve, os corações que faz disparar, a cultura que dá, os ensinamentos que transmite.
Muitos de vocês vêm apregoar a defesa ao toiro, mas quantos de vocês sabe a sua morfologia? O seu dia a dia? A sua nobreza?? A sua bravura???
O que representa para vocês um toiro de lide???
Sabiam por exemplo que a criação do toiro bravo é reconhecida como uma forma de criação animal de excelência, quer pela promoção do bem-estar animal, quer pelo seu impacto ecológico e preservação da biodiversidade.
O toiro bravo é criado em regime extensivo (em liberdade) em grandes extensões de montado e lezíria, contribuindo para a preservação do ecossistema do montado e da lezíria, e da biodiversidade das espécies de fauna e flora que neles habitam. Em redor do toiro bravo desenvolvem-se outros animais como o veado, o javali, a lebre, o grou… A UE define como critério de bem-estar animal para a criação de um bovino que este possua um espaço de 9m2. Em Portugal cada toiro tem em média 30.000 m2 de espaço para viver. Uma diferença gigantesca. Todos estes dados fazem com que o toiro de lide seja o animal criado pelo homem com maior bem-estar.
Haveriam tantas questões que podiam ser colocadas e que por certo cada um de vocês não lhes saberia dar resposta, e não saberiam porque dar valor a um toiro vai muito para além de olhar para ele e dizer absurdamente que ele é humilhado, que ele é explorado, que é massacrado...
Estudem e vejam que o toiro de lide de acordo
com os estudos científicos mais recentes sobre o toiro bravo, tem reações hormonais únicas no reino animal (que lhe permitem anestesiar-se quase imediatamente). Sabemos, por exemplo, que este tem um hipotálamo (parte do cérebro que sintetiza as neurohormonas encarregues, nomeadamente, da regulação das funções de stress ou de defesa), 20% superior ao de todos os outros bovinos, e que, por isso, tem uma capacidade superior de segregação de beta-endorfinas (hormona e anestesiaste natural encarregada de bloquear os receptores da dor) o que faz com que o toiro perante a colocação de uma bandarilha redobre as suas investidas em vez de fugir, que é a reação natural de qualquer animal à dor. O toiro é selecionado tendo em conta a sua combatividade, sendo um animal que tem evoluído, ao longo dos séculos, estando fisiologicamente adaptado para a lide.
Agora vamos ao outro lado da tauromaquia, cada um de vocês já pensou a dedicação por exemplo de um toureiro na sua profissão??? As horas que passam a treinar, a aperfeiçoar o que mais amam... o nervosismo de quererem chegar à praça e que tudo seja único, com uma adrenalina invulgar, que tanto o cavalo como o toiro sejam o rei da festa!!!!
Cada um de vocês já parou para pensar que ser toureio não é para muitos uma profissão mas sim um modo de estar na vida, são horas de esforço, são horas de dedicação, empenho, luta e acreditem os toureiros não o fazem para serem ricos porque se assim fosse já não haveria toureiros porque a tauromaquia não enriquece ninguém!!!
Muitos de vocês falam em valores, em educação... quantos de vocês dão a vida por um amigo??? Quantos de vocês dão o vosso corpo para amenizar a dor de um amigo??? É isso que faz um forcado...
Sabem porque um grupo de forcados é uma escola de valores??? Porque desde tenra idade aprendem a definição de amizade, camaradagem, respeito... porque desde muito cedo sabem honrar um classe, sabem enaltecer uma terra!!!!
Muitos de vocês vêm falar da forma de escrita de cada um mas estejam certos que muitos podem não ter a escolaridade máxima mas têm algo que um canudo jamais dará, os valores, a fé, a crença, a amizade e o respeito!!!
Hoje em dia a vida é feita de facilidades, na tauromaquia o toiro não cria facilidades por isso a grandeza destes homens e mulheres é máxima pois é um toiro que comanda a forma de estarem e se comportarem e cada toiro é um toiro por isso mesmo não existe momentos mecanizados, existe sim entrega cada vez que se salta uma trincheira!!!
Falam da tauromaquia mas nunca se importaram em perceber o quanto ela ajuda as milhares de pessoas que nela estão envolvidas, nunca vos preocupou aquelas aldeias e terras distantes onde todas elas ganham vida em dia de corrida, seja a nível económico ou até mesmo social e de partilha de aprendizagens ou até mesmo de uma simples companhia, companhia que não existe quando durante todo o ano assistimos a aldeias desertas e fantasmas....
Falam das nossas crianças, mas essas crianças aprendem a respeitar o próximo aprendem desde cedo a ter união, a saber fomentar valores, a terem disciplina, a saber empregar os mais nobres valores da humanidade...
Valores esses que muitas vezes a nossa sociedade se esquece, será fácil vir chamar assassinos e bárbaros a quem defende a tauromaquia mas depois essas mesmas pessoas passam meses sem visitar o pai, a mãe, o avô e a avó....
Saber ser consciente e saber dividir o trigo do joio é fundamental....
No dia em que percebam que a tauromaquia não é apenas resumida a uma praça de toiros de certo vão conseguir entender como bate o coração de um aficionado, mas mais importante que isso vão começar a saber filtrar os vossos gostos da imposição que querem fazer a uma sociedade e aos gostos de cada um....!!!
Aprendam a respeitar a vida de cada um, aprendem a não se deixarem manipular por politiquices que não passam de farsas e de camuflagem de interesses pessoais e económicos.
Por último não deixem de lutar pelo que defendem mas sejam respeitosos, não desejem a morte a quem tem opiniões contrárias às vossas e saibam argumentar e não ofender porque lá está os argumentos são inexistentes!!!!
Lara Veiga Vicente
Foto: António Paulo “Pintar com Luz Lda”
Concordo Plenamente, Com Tudo O Que Disse Mas Há Limites... Porque Eu Não Acho Certo Matarem Os Touros,Ferirem Os Cavalos Só Por Pura Diversão Ou Como Diz “Cultura”. Até Pode Ser Ótimo Para O Bem-estar Do Animal Mas Não Acho Que Perfurar O Touro Com Um Arpão Várias Vezes Seja Para O Bem Estar!!
ResponderEliminarOu Como Pude Observar Numa Notícia Recente Em Que Um Toureiro Cortou A Orelha E O Rabo Ao Touro Com O Mesmo Ainda Vivo.
Pode Ser Uma Cultura, Ter Várias Tradições Mas Tenho A Certeza Que Podem Continuar Mas Sem Ferir Animais...
Vivo perto da Moita, uma terra muito marcada pela Tauromaquia. Toda a gente que conheça a Moita sabe das festas e das largadas que lá acontecem. Quando o touro e o homem partilham a rua transformada em arena, ao mesmo nível e como iguais. Aceito as largadas como cultura pela igualdade entre as duas espécies. Desde que se tenha cabecinha ninguém se magoa e a camaradagem predomina.
EliminarAceito a tourada na praça, o espetáculo, o que não consigo aceitar é que este espetáculo resulte em mortes, tanto do touro como do cavalo. Tenho a certeza que haverá uma maneira de tourear sem haver sofrimento e morte de nenhum dos envolvidos. Tem de haver um meio termo, sugiro focarmo-nos em encontrá-lo.
Respeito a opinião de todos, e todas as justificações para defender certos actos e atitudes.
ResponderEliminarMas o mundo envoluiu, senão vejamos: antigamente as mulheres eram escravas dos homens,( ainda hoje em certas culturas as mulheres valem menos que um cão), obvio que para todos nós é errado. antigamente o sexo entre adultos e crianças eram vulgar e super normal, felizmente hoje em dia é crime( em certas culturas é normal), antigamente maltratar um animal era banal, felizmente já é punido por lei, entre outros exemplos. Não podemos ter dois pesos e duas medidas para aquilo que nos convém. Da maneira que os aficcionados querem respeito, quem é contra também quer respeito. Pode continuar a haver na mesma as "tradições" e as "culuturas", mas convém modernizar e amenizar qualquer acto que as pessoas em geral consideram bárbaros. No Canadá os toiros são revestidos com uma cobertura no lombo e as banderilhas são de velcro.
Respeito a opinião de todos, e todas as justificações para defender certos actos e atitudes.
ResponderEliminarMas o mundo envoluiu, senão vejamos: antigamente as mulheres eram escravas dos homens,( ainda hoje em certas culturas as mulheres valem menos que um cão), obvio que para todos nós é errado. antigamente o sexo entre adultos e crianças eram vulgar e super normal, felizmente hoje em dia é crime( em certas culturas é normal), antigamente maltratar um animal era banal, felizmente já é punido por lei, entre outros exemplos. Não podemos ter dois pesos e duas medidas para aquilo que nos convém. Da maneira que os aficcionados querem respeito, quem é contra também quer respeito. Pode continuar a haver na mesma as "tradições" e as "culuturas", mas convém modernizar e amenizar qualquer acto que as pessoas em geral consideram bárbaros. No Canadá os toiros são revestidos com uma cobertura no lombo e as banderilhas são de velcro.
Ora, obrigada por uma resposta que dá uma solução viável e que poderia, no meu entender agradar a ambas as partes! Concordo consigo.
EliminarO touro tem se perder sangue e consequentemente força para que os forcados consigam pegar, pelo menos é o que diz essa malta
EliminarTudo muito romãntico. Ferem o touro? Ferem. Matam? Matam. Querem ver sangue? Querem. Se assim é, mantenham tudo, menos os cavaleiros. Bora por os lindos cavaleiros sem cavalo e sem armas!? Braço a braço?" ;) isso é que era lindo! :D
ResponderEliminarNão me convenceu.
ResponderEliminarSalte para a arena, sinta a dor do animal e depois escreva de novo o texto.
ResponderEliminarNão me convençem.... certamente talvez se quem escreveu tivesse uma farpa no lombo.....
ResponderEliminarEssa do touro se anestesiar quase imediatamente é muito boa (se fosse verdade)! Como mamífero que é, a não ser que nasça com alguma mutação genética que não lhes permita sentir dor, sentem e bem!
ResponderEliminarEntão e se fizermos assim, Lara: eu arranjo-lhe uma vivenda com dez quartos na Quinta da Marinha e deixo-a viver lá durante cinco anos com tudo pago e com acesso a jardim e piscina. Ao fim desses cinco anos, eu e mais uns quantos amigos vestimos uns barretes, umas leggings bem justinhas e uns casacos cheios de lantejoulas e vamos persegui-la por uma arena e espetar-lhe ferros até a Lara cair no chão, a afogar-se no seu próprio sangue.
ResponderEliminarDepois, como "ganhámos o jogo", deixamo-la sossegada: mas é dentro de uma box onde poderá passar as suas últimas horas a curtir as suas feridas, a apreciar o sangue que lhe enche os pulmões e a refletir sobre os últimos cinco anos maravilhosos da sua vida. Se tiver imensa sorte, sobrevive mais um ano. Se não... não faz mal, o talho aproveita tudo.
Lindo, não é? A cultura, a paixão, o fervor. O que as nossas crianças não aprenderiam com isto!
O quê, parece-lhe mal? Então porquê? É capaz de doer? Não se rale, daqui a umas quantas gerações aposto que os seus trinetos terão desenvolvido uma "reação hormonal única no reino animal" que lhes vai permitir "anestesiar-se instantaneamente". Portanto a sua descendência, ao fim de anos de tor- perdão, cultura seletiva, estará apta a ser perseguida, aterrorizada e espicaçada até à morte numa arena para eu e os meus amigos das lantejoulas nos divertirmos.
Não me diga que ainda lhe parece mal? Por amor de Deus. Isso é mariquice de gente da cidade. Viva a festa brava, viva a tortura na praça pública, vivam os autos de fé e os linchamentos e os combates de gladiadores até à morte! Viva tudo o que não me doer a mim!
Magnífica resposta. ADOREI !
EliminarExcelente resposta, embora me preocupe que esta gente não tenha alcance suficiente para entender tais argumentos, pois partem do pressuposto (completamente errado) que os Humanos são superiores aos Animais e, como tal, não conseguem colocar-se no lugar do Touro, sentir o que sentem, sofrer o que sofrem. Esta percepção é precisamente o que divide a humanidade entre os que são contra e a favor desta barbaridade! A questão que se coloca é: Como é que nós, seres conscientes, dotados de empatia, inteligência e sensibilidade, podemos explicar a estas pessoas sem coração, na sua maioria sem qualquer tipo de inteligência e outros tantos com graves distúrbios de personalidade que, se os animais pudessem falar, diriam com toda a certeza que não querem participar nesse "espectáculo" sangrento, não querem levar com farpas, não querem correr atrás das pessoas, não querem magoar os cavalos, não querem magoar ninguém e muito menos querem ser expostos aos gritos e risadas humilhantes e aos olhares possuídos de maldade e ávidos de carnificina. Diriam ainda que não querem ser encafuados num matadouro, sem espaço e sem luz, onde esperam 24/24 presos sem se poderem mover, como se de objectos inanimados se tratassem, diriam que têm sentimentos, que sentem dor, medo, angústia, solidão, amor, alegria, raiva, tristeza, etc., sentem vontade de estar com a sua família e com os da sua espécie, em liberdade, onde encontrar um ser-humano fosse uma remota probabilidade. Diriam ainda que amam, que gostam de carinho, que precisam de estar juntos dos seus, que sentem a falta da Mãe, que sentem a perda de um semelhante, que protegem os seus pares. Diriam que têm uma excelente memória e capacidade de raciocínio e que tal como nós. merecem ser libertos de qualquer tipo de escravatura. Isto sim, seria conhecer bem o Touro e a sua morfologia, isto sim, seria considerar a sua nobreza e a sua bravura. Como fazer com que esta gente compreenda que não existe tal coisa como "Toiros de lide", nem tampouco hormonas anestesiantes e que, quando sujeitos a tal nível de medo, angústia e stress, as únicas hormonas que produzem são as mesmas que todos nós produzimos e se tivessem oportunidade, fugiriam da arena sem sequer tocarem em qualquer ser-vivo. O Touro é um animal de excelência, sim, mas tanto o é como uma vaca, como um veado ou como um panda. Não têm que ser rigorosamente aprimorados para servir os propósitos humanos. Como explicar a esta gente que nada nos dá o direito de explorar todos os recursos dos animais e da natureza? Como dizer a esta gente que não somos superiores em nada e que a sensibilidade é comum em todos os mamíferos? Como dizer a esta gente que está tão convicta de todos estes argumentos tão ridículos (pois assim conseguem limpar as suas consciências) que a terra é redonda e não quadrada? Como?
EliminarOra assim é que é falar. Se são tão amantes das touradas vão para a praça e aceitem ser toureados por cavaleiros com umas farpas assim bem avantajadas. Não venham com dois pesos e duas medidas. Se o touro que é um ser vivo não sofre ,então experimentem a substituí lo na lide ! Gente sem coração, só penachos .
EliminarSem comentários simplesmente extraordinário
ResponderEliminarGostava de perguntar, se o touro vive em liberdade, contribui para a biodiversidade da leziria e montado, porque não o deixam la estar sossegado? As horas que um cavaleiro passa a treinar? Se não houvesse touradas em vez de perder tempo na vida fazia algo produtivo, qualquer gajo que se preze (e eu sou do alentejo) se mete seja onde for para proteger um amigo mesmo metendo em risco a sua integridade, agora ninguem obriga os forcados a irem, estão lá porque querem por sua conta e risco, quem anda á chuva molha-se...
ResponderEliminarMetam na cabeça que mais cedo ou mais tarde num futuro proximo vai acabar... O observatorio europeu dos direitos das crianças já avisou portugal em relação a admissão de crianças nas touradas, logicamente que um país não vai baixar o seu raking por um espetaculo desse tipo, além de que hoje em dia muito poucas são as empresas ou entidades que se dizem pro tourada, pois não querem ser rotuladas, nem perder clientes, existem muitos aficionados, mas até voces te consciencia que em referendo não têm a menor hipotese.. A tourada já é mais uma forma de status social do que outra coisa e como tal quem o frequenta acha-se elite, porém o sentimento de elite não vos faz crescer em numero...
Acho que na arena deviam estar os toureiros, uns contra os outros como era antigamente os gladiadores, de igual para igual, para ver o que custa, o povo só gosta de ver sangue... POVO MEDÍOCRE .
ResponderEliminarViva a festa brava 😍😍😍😍
ResponderEliminarTristeza...
EliminarEsta do touro não sentir dor está demais ahahahaha. Só se for para rir esta senhora percebe tanto de biologia como eu de futebol ,ou seja 0.
ResponderEliminarLimita-se a debitar o que leu em estudos falasiosos e comprados em favor da tauromaquia, deve achar qur alguém com o minimo conhecimento acredita nisso
Se um touro até sente o pousar de uma mosca no lombo ( daí abanar a causa para a sacudir) nao vai sentir um arpão. Esta senhora que troque de lugar com o touro, talvez lhe faça bem, pode estimular-lhe a inteligência e ajudar-lhe a saber usar o cérebro.
E essa de só os citadinos serem contra a tauromaquia é falso. Nasci no interior do Ribatejo e tanto eu como a minha familia odiamos touradas. Crueldade animal nao pode ser aceite.
Os vossos valores começam por ter os tratadores de cavalos perdidos de bêbados em dia de corrida com um chicote a ameaçar que se o cavalo se portasse mal apanhava. E nao negue eu vi-o em Tomar, atitudes dos tratadores de cavalos de um "cavaleiro " de renome. Valores de bebedeiras é isso que querem passar?
ResponderEliminarMais cego que aquele que nao vê, é aquele que não quer ver.. Palavras de alguém que só vê um lado e que ainda vive na idade da pedra. Brinquem com os touros mas não os matem nem os façam sofrer. Otarios em cima de um cavalo é cultura?! Esta senhora por certo deve ser a favor da escravatura e da mutilação feminina por esta ordem de ideias. Como disse, o touro ao longo dos anos evoluio, ao contrário de certas pessoas. E quando fala em crianças a começar cedo, faz me lembrar aquelas crianças a quem foi roubada a infancia com uma lavagem cerebral e lhe colocaram uma arma em vez de livros e brinquedos. Mas nem vale a pena responder a esta aficionada.. Afinal a sua cabeça já está tão formatada que dali não sai nada que não seja defender a sua causa... E depois temos pessoas que infelizmente não conseguem pensar fora da box.. Só posso esperar que um dia sejam colhidos por um touro e fiquem cheios de cultura pelo rego acima
ResponderEliminarPois é pena terem construído um modo de vida á volta de matarem um touro, e é dificil deixar este costume antigo mas não deixa de estar eticamente errado e por isso tem de parar.
ResponderEliminarPessoas que apoiam qualquer conceito que contenha sofrimento animal, deviam passar pelo mesmo! Já que nao ha empatia, arranja-se à força... Era um instante...
ResponderEliminarNuma sociedade evoluída, quem defende a tortura, seja em pessoas ou animais, deveria estar PRESO!
Espero que o Karma chegue rapido a esse lado... Obrigado e um bom resto de dia
ENHORA BUENA por essas sábias palavras, continue a defender este nosso património como o tem feito, que nós (falo por mim) continuaremos a ajudar da maneira possível.
ResponderEliminarOu seja a ir às corridas ou em conversas.