António João Ferreira: “Vou ao Campo Pequeno para triunfar”


Poucos dias passam sobre a data em que, há dez anos, António João Ferreira recebeu a alternativa de Matador de Toiros. Foi a 22 de Julho de 2008 que o diestro português recebeu o “doutoramento” tendo por padrinho o espanhol José Pedro Prados “El Fundi” e por testemunha o francês Julien Lescarret. Balanço: corte de uma orelha ao toiro da cerimónia, pertencente à ganadaria espanhola de “La Quinta”.
Toureiro de fino recorte, António João Ferreira actua na próxima quinta-feira, no Campo Pequeno, na lide de toiros da ganadaria São Torcato, pertencentes à mesma “piara” dos que triunfaram, recentemente, na praça francesa de Céret. 
Treinando diariamente e sempre com o objectivo e a esperança de que, mais dia menos dia, o seu trabalho, arte e valor serão reconhecidos, António João Ferreira fez uma pausa entre a lide de duas bezerras na ganadaria Rosa Rodrigues, para exprimir os seus anseios relativamente a este seu regresso ao Campo Pequeno, que para ele tem duas vertentes: Felicidade e Responsabilidade.
”É sempre uma grande responsabilidade para um toureiro actuar no Campo Pequeno, a primeira praça do país e, hoje em dia com uma enorme projecção internacional. Aqui vêm as maiores figuras mundiais do toureio, um triunfo aqui é muito importante e eu venho a esta corrida para triunfar. Acredito no meu valor. O público e os aficionados podem contar comigo.”
Sobre os “São Torcato” apartados para 2 de Agosto, António João Ferreira refere tê-los já visto no campo e sublinha as “buenas hechuras” que eles apresentam, para concluir que têm todo o tipo de investir e relembra não só o triunfo que a ganadaria obteve em Céret mas também o da ganadaria Pinto Barreiros, no dia 19 de Julho no Campo Pequeno, ambas propriedade do ganadero Joaquim Alves de Andrade.
A corrida de 2 de Agosto será mista, figurando no cartel as cavaleiras Sónia Matias e Ana Batista, os matadores de toiros António João Ferreira e Nuno Casquinha e o Grupo de Forcados Amadores das Caldas da Rainha, capitaneado por Francisco Mascarenhas. Serão lidados três toiros para cavalo e quatro para pé, da ganadaria São Torcato.



















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Empresário Florindo Ramalho veta GFA de Monsaraz por falta de palavra do cabo Ricardo Cardoso

Primeira parte da Temporada 2023 na Praça de Toiros do Sítio da Nazaré

Corrida em Coruche cancelada