Nuno Casquinha: "Ilusão imensa de regressar ao Campo Pequeno"

O Matador de Toiros português Nuno Casquinha apresenta-se esta quinta-feira, no Campo Pequeno, depois do importante triunfo de Vila Franca, na corrida do Colete Encarnado e também após uma série de triunfos entretanto alcançados no Peru, país que tem sido para ele como que uma "segunda pátria" e onde leva esta temporada 15 corridas toureadas, a esmagadora maioria delas com assinaláveis êxitos.
Na última quinzena, actuou a 16 de Julho em Lachaqui, onde indultou um toiro, recebendo como troféus as orelhas e o rabo simbólicos e saindo a ombros. Na passada quinta-feira, em Santiago de Chuco, nova saída em ombros, com o corte de duas orelhas e, este domingo actuou em Torokuma (Lima), onde, depois de uma grande faena, que malogrou com a espada, foi fortemente ovacionado.

Através de três questões, casquinha falou do seu momento actua, perspectivas e o significado da sua vinda ao Campo Pequeno.

1 – Que importância tem tido o Peru na sua carreira?

O Peru tem sido um país importantíssimo na minha carreira. Fui para lá quando aqui em Portugal tinha poucas oportunidades e posso dizer que foi uma decisão totalmente acertada. Os primeiros tempos não foram fáceis, mas pouco a pouco consegui conquistar o meu lugar, até terminar por dois anos (2013 e 2017) em primeiro lugar do "escalafon". Em relação à praça de Acho e da feira del Señor de los Milagros, alguns aficionados manifestaram nas redes sociais que eu deveria estar nos cartéis, não é fácil porque os cartéis são sempre feitos na base das figuras espanholas, mas acredito que num futuro próximo possa debutar nessa praça.

2 – Que repercussões teve na sua carreira o êxito do Colete Encarnado?

O êxito na corrida do Colete Encarnado foi fundamental para confirmar o que já tinha mostrado na feira de Outubro do ano passado. Desta vez, as lides alcançaram outra importância pela casta e exigência dos toiros da ganadaria Palha. Creio que houve uma entrega e uma disposição muito sinceras da minha parte e isso o público captou desde o início. Fiquei feliz por este triunfo, ainda para mais sendo na minha terra, mas há muito para corrigir e o que me preocupa é continuar a evoluir como pessoa e como toureiro. Por outro lado, notei uma repercussão fantástica tanto na imprensa como nos aficionados em geral e até em contratos, porque graças a este triunfo, já fui contratado para tourear na importante feira da Moita, bem como na corrida do 117º aniversário da Praça "Palha Banco" (Vila Franca de Xira) a 30 de Setembro.

3 – E o Campo Pequeno?

Tenho uma ilusão imensa em regressar ao Campo Pequeno. Uma praça importantíssima e com a qual me sinto em dívida, porque nunca tive um triunfo forte, espero que seja desta vez e assim continuar a dar razões aos aficionados para acreditarem em mim. Todos os dias treino a pensar em fazer essa faena especial dia 2 de 


Agosto em Lisboa, não me sai da cabeça essa corrida!

O cartel completo desta corrida é formado pelas cavaleiras Sónia Matias e Ana Batista, pelos matadores de toiros António João Ferreira e Nuno Casquinha, pelos Forcados Amadores das Caldas da Rainha, capitaneados por Francisco Mascarenhas, sendo lidados sete toiros de São Torcato, três para cavalo e quatro para pé.



Foto: Nuno Almeida





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Empresário Florindo Ramalho veta GFA de Monsaraz por falta de palavra do cabo Ricardo Cardoso

Primeira parte da Temporada 2023 na Praça de Toiros do Sítio da Nazaré

Corrida em Coruche cancelada