Que volte a verdade e não uma festa de trocas, pagamentos e benefícios monetários...


Os anos passam e as coisas mudam....
Muitas delas para pior sem dúvida, ainda me lembro de à uns 15 anos atrás a nossa festa tinha verdade, tinha mérito, tinha dignidade!!!
Hoje vivemos uma festa onde tudo se resume a trocas e pagamentos, onde o mérito foi colocado em segundo plano e só marca presença quem tem algo para dar.

Ora vejamos as nossas corridas hoje em dia resumem-se em empresários que também são apoderados e colocam sempre o seu cavaleiro, muitas vezes vimos em pouco espaço de tempo corridas sempre com os mesmos cartéis, o aficionado não interessa o que interessa de facto é o bolso de cada um.

No que respeita a grupos a situação ainda é mais à descarada e sem o mínimo de respeito por quem merece e tem mérito para estar em praça.
Hoje em dia a forcadagem marca presença porque trocam isto e aquilo, vens à minha praça e eu vou à tua, pouco importa se o grupo tem mérito ou não o que interessa é ter a data.

Antigamente víamos forcados como por exemplo os Amadores de Vila Franca que marcavam presença em corridas importantes pelo mérito do grupo e porque lhes era reconhecido tal valor, hoje o mesmo grupo que mantém o bom patamar de exibições apenas marca presença nas praças onde existe verdade e não interesse.
Não é necessário fazer muitas contas, os Amadores de Vila Franca pegam em maio, em Julho na garraiada do colete encarnado, na de domingo de colete, nas duas corridas da Feira em Vila Franca depois somem as poucas corridas que fazem fora da Palha Blanco...
Será isto justo??? 

Até quando esta falta de respeito por quem merece de verdade vai continuar?? Até quando se vai fechar os olhos a coisas que todos vêem, todos sabem mas ninguém tem a coragem de dizer???

A festa agora é um casino onde se coloca em jogo o dinheiro que se tem e logo veremos quem sai vencedor, desde bilhetes que se compram, as excursões que se fazem, patrocínios que se dão e as tão agora comuns trocas....

Uns se vendem e outros são artistas, o preocupante é que os que se vendem pouco ou nada vão trazer à nossa festa, apenas fazem com que muitos abandonem a praça e se antigamente grandes aficionados marcavam presença em 20/30 corridas agora marcam presença em 4/5 e tem que ser corridas de renome e onde a pouca verdade ainda exista!!!

Ainda há pouco tempo assisti a uma entrevista de Ricardo Castelo a dizer que o grupo de Vila Franca fazia menos corridas porque não tinha nada a dar a não ser forcados para pegar toiros, deveria ser esta a essência de todos os grupos, onde a qualidade deveria ser palavra de ordem e não a quantidade, porque depois o que acontece é vermos grupos a fazer imensas corridas mas a qualidade é zero pois o que se soma é uma vergonhosa quantidade de tentativas e nada mais...

Os cavaleiros também no mesmo enquadramento onde os vimos em imensas corridas mas assistimos a ferros onde da cabeça ao rabo tudo é toiro....

É esta a festa que queremos??? É para isto que lutamos pela nossa tauromaquia??? E não venham dizer que é por se colocar o dedo na ferida que se acaba com as coisas, ou até mesmo que os anti estão dentro da festa....
Chega de se enganar meio mundo, temos matéria prima suficiente para colocar os melhores em praça e fazer da nossa tauromaquia uma tauromaquia de excelência e não uma tauromaquia de uso fruto, de engano, de vigarices e intrujices.

Comecem a pensar em trazer a verdade à praça e não fazer da festa um negocio da China....

Que os tempos de outrora voltem, que marquem presença aqueles que têm o mérito e não aqueles que têm algo para dar a nível monetário.

Que possamos nós aficionados ir à praça e ver a verdadeira essência da tauromaquia, que possamos vir satisfeitos e arrepiados pelo que vimos e não com o sentimento de engano e injustiça.

Falei dos amadores de Vila Franca mas existem muitos outros que passam pelo mesmo, os verdadeiros aficionados sabem avaliar e sabem bem do que aqui se fala, chega de mandar areia para os olhos de todos e achar que a nossa festa carrega neste momento verdade e dignidade pois não é o que de facto se passa.

Que se criem figuras e não momentos de troca e pagamentos....

Chega de pagamentos, trocas, patrocínios, compra de bilhetes, excursões, toiros para largadas e muito mais....

Que a verdade seja reposta e que os aficionados que iam pela verdade voltem à praça e não só o aficionado “turista”

Saudações taurinas
Lara Veiga Vicente 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Empresário Florindo Ramalho veta GFA de Monsaraz por falta de palavra do cabo Ricardo Cardoso

Primeira parte da Temporada 2023 na Praça de Toiros do Sítio da Nazaré

Corrida em Coruche cancelada