O significado de uma jaqueta...



Antes de mais terei que dizer que acho revoltante o pouco valor que dão ao forcado amador, grande parte dos cronistas da nossa comunicação social nem sabem ver uma pega e isso é notório nas crónicas que fazem colocando duas linhas ao forcado, e a falta de reconhecimento perante tais homens.
A nossa comunicação social apenas reconhece os forcados quando estes entregam a jaqueta e sinceramente na minha opinião não o fazem pelo mérito do forcado em si mas pelo que isso vai dar de visualizações para onde escrevem,  pois de outra forma então o fariam mais vezes e não só em datas marcantes.... Mas enfim é a festa que temos e como a forcadagem não paga não interessa ser falada em grande parte das vezes.
Agora o que tantos pensam e por vezes não sabem conseguir explicar devido à sua grandeza é o significado de uma jaqueta.
Forcado que é forcado faz da sua jaqueta a sua própria pele, ela deixa de ser apenas um pedaço de tecido mas sim algo precioso que merece respeito e entrega por quem a veste!!!
O melhor do mundo para um forcado é tratar de uma jaqueta como se de um bem precioso se tratasse... E de facto trata...
Um bem que representa uma terra, uma população,  um grupo...
Um bem que faz um homem derramar lágrimas quando a entrega a um cabo no fim da sua jornada.
Possa será que passa pela cabeça de todos o tamanho do orgulho de um forcado perante a sua jaqueta?? Uma jaqueta identifica um grupo, identifica uma gente, identifica uma história e acima de tudo carrega consigo memórias e histórias. 
Pensem, forcados vêm e vão,  mas a jaqueta essa é sempre a mesma e por isso o respeito e dedicação por quem a veste tem que ser sempre único.
Por alguma razão na mala da farda vem tudo menos a jaqueta!!!
Nem de outra maneira poderia ser afinal de conta as relíquias merecem destaque e um tratamento especial.
Já vi forcados derramarem lágrimas a primeira vez que vestem uma jaqueta, é como subir ao pódio e ganhar uma medalha de ouro, é um orgulho, é um respeito.
Por todas as jaquetas que existem na nossa tauromaquia seja qual for a ramagem nunca se esqueçam que carregam com vocês à praça uma terra, uma população,  uma história e muitas memórias,  respeitem sempre a jaqueta que vestem pois só assim vão ser grandes forcados. 

Foto: Pedro Barrona





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Empresário Florindo Ramalho veta GFA de Monsaraz por falta de palavra do cabo Ricardo Cardoso

Primeira parte da Temporada 2023 na Praça de Toiros do Sítio da Nazaré

Corrida em Coruche cancelada