A falta de oportunidades do Grupo Vila Franca representa bem o estado lastimável em que se encontra a tauromaquia!!

Na passada quarta-feira escrevi a podridão em que se encontra a nossa tauromaquia, o uso que fazem dela e a má imagem que lhe criam, havendo oportunidades não por mérito mas sim por trocas e favores, não havendo verdade e transparência numa arte que é tão nobre... culpa de quem está na festa para de aproveitar dela e não para a fazer crescer ainda mais e melhor!!!

Uma prova disso mesmo é por exemplo a falta de oportunidades dada ao grupo de Vila Franca, muitos vão dizer “lá vem ela defender o grupo do coração e o grupo dela” enganem-se aqueles que pensam isso porque se isto até passa pela cabeça de alguém é sinal que essas mesmas pessoas não têm a mínima noção do que é a tauromaquia e sobretudo a arte de pegar toiros e por isso não são exigentes no que querem ver em praça!!!

Digo isto porque aficionado que se preze e que perceba de toiros dá o corpo às balas por um grupo como o grupo de Vila Franca, um grupo sério, um grupo de verdade em que a arte de pegar é efectuada na maior preciosidade, um grupo com história, um grupo que os pergaminhos sempre foram bem salientados para os que passaram, para os que estão e para os que possam envergar a jaqueta do grupo da Vila.

Chega a ser revoltante ver que um grupo que nada tem para a oferecer a não ser boas pegas, boas ajudas, bons momentos de toiros (e isto para muito é nada para um bom aficionado tem que ser tudo e o fundamental) não tem oportunidades porque hoje em dia na festa nada disso tem o valor desejado, o que interessa hoje em dia não é mérito mas sim euros, favores e trocas.

Vergonhoso ver que um grupo como o de Vila Franca pega na sua terra e pouco mais que isso, e não pega mais porque lá está não é um grupo que ande a bajular ninguém, não é um grupo de favoritismo, não é um grupo de meias verdades mas sim de verdades inteiras, um grupo que digna a farda que veste, que faz valer o bilhete que se paga, um grupo que ensina a arte de pegar a quem os vê.

Ainda mais vergonhoso é os nossos empresários passarem ao lado de todos estes pergaminhos, de toda esta qualidade e apostarem em quem pouco tem para dar em praça mas muito tem para dar aos seus próprios bolsos....

Sem sobra de dúvida a nossa festa hoje em dia deixa muito a desejar na falta de ética, na falta de qualidade e na falta de seriedade.
Mesmo os colegas destes homens que pegam com muitos que sabemos que estão em cartel sabe-se lá porquê deviam bater o pé deviam exigir qualidade, deviam exigir melhores desafios, mas compreendo que nos tempos que correm também o que interessa é pegar e não quem está fardado ao seu lado.

Os amadores de Vila Franca são um exemplo de resiliência, de superação, que não fecha os olhos aos valores que comanda o grupo durante todos estes anos e dessa forma preferem pegar menos mas serem sérios e fiéis à arte de pegar, pena que nem todos sejam assim porque se fossem os empresários deixariam de encher tanto o bolso e passariam a montar cartéis de mérito e verdade que é o que de facto a tauromaquia e todos os aficionados merecem!!!

Que este cenário mude o quanto antes porque se não mudar acredito que dificilmente conseguiremos continuar a ver duras pegas, pegas de verdade com toiros a pedir contas e acima de tudo deixaremos de ver a verdade do forcado amador e da festa brava. 

Que este grupo tenha o que merece porque mérito não lhes falta e valores também não!!!!





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Empresário Florindo Ramalho veta GFA de Monsaraz por falta de palavra do cabo Ricardo Cardoso

Primeira parte da Temporada 2023 na Praça de Toiros do Sítio da Nazaré

Corrida em Coruche cancelada