Voltarem as corridas a 1 de Junho será o maior tiro nos pés de sempre!!! Sejam conscientes....

Começo este artigo de opinião por dizer que me assusta que muitos aficionados olhem para a pandemia do Covid-19 como algo já ultrapassado e até mesmo algo sem grande perigo, acreditem que me assusta imenso... parece que a vida humana e a saúde pública é colocada na prateleira em função de um gosto, de um capricho ou do que for!!!

Escrevo hoje porque acho absurdo, sem sentido, inconsciente e impensável quererem o recomeço da época taurina já no próximo dia 1 de Junho, será que tudo o que passámos desde Março até agora foi esquecido??? Será que a consciência social deixou de existir, será que a responsabilidade com vocês próprios e com os outros está adormecida num lugar longínquo???

Ora vejamos, em primeiro lugar retomar a época taurina a 1 de Junho implica uma distância social nas bancadas das praças, conclusão com um “x” de lotação como será feita a escolha para a entrada no espectáculo taurino??? Será que haverá aficionados de primeira e aficionados de segunda??!!!

Em segundo lugar muitas das nossas corridas têm lugar em localidades muitas delas habitadas por uma população envelhecida (grupo de maior risco), o que vamos dizer a essas pessoas??? “ olhe não venha para não correr o risco de ser contaminado!!” Então se há o risco não se realize o espectáculo porque já chega o risco que em circunstâncias normais os intervenientes têm dentro da arena, não vamos brincar com a saúde dos portugueses que ao verem o recomeço das corridas de toiros têm vontade de ir a uma praça, depois ou não vão com medo do risco, ou se vêm privados de entrar porque não há espaço para todos, por fim  os poucos que possam marcar presença saem de lá sempre com a incerteza se estão infectados ou não.

O período de incubação do vírus é de 14 dias, logo vamos supor que no próximo dia 1 existe o recomeço das corridas e logo de seguida há a realização de uma corrida, como sabem que os aficionados não estão infetados??? Temos que ser conscientes e perceber que não é momento de voltar as corridas de toiros.

Todos nós aficionados temos sido tão sensatos e responsáveis aceitando com educação o cancelamento das mais variadas festas taurinas por Portugal fora e agora estão a querer dar um valente tiro nos pés ao quererem o recomeço das corridas de toiros a partir de 1 de Junho!

Estão a colocar-se a jeito para que o governo (que grande parte é contra a tauromaquia) depois vá cair em cima de todos nós porque sejamos sinceros, todos sabem que as medidas de segurança não vão ser cumpridas na íntegra, digam lá por exemplo a dois aficionados (amigos que vão juntos a uma corrida) com mais de 70/80 anos a entrarem numa praça e ficarem separados ao que indica a pelo menos 20 metros quadrados, será que está tudo louco pensando que isto será cumprido, já para não falar que todos têm que estar de máscara...

Também quero ver se retomarem as corridas onde colocam as dezenas de pessoas que estão sempre nas trincheiras..!!!

Não é assim que a nossa festa sobrevive, não é assim que nenhum empresário vai ganhar dinheiro onde só pode ocupar 50% da lotação da praça, mais uma vez digo que estão a dar um valente tiro nos pés. 

Muitos vão dizer que o recomeço das corridas de toiros são essenciais aos toureiros visto que os animais continuam a comer e os mesmos não terem fonte de rendimento, agora pergunto eu então para que serve as associações de cada sector??? Andam anos e anos a descontar para associações onde depois numa situação desta continuam desprotegidos, será possível ter que por exemplo uma classe Amadora como os forcados angariarem um banco alimentar para cavalos de toureio??? Claro que é de aplaudir todos estes homens, que eu já sei há muito tempo e todos deviam saber mas por vezes se fazem de esquecidos, que são homens de valor, solidários e voluntários da ajuda ao próximo (quero é ver se algum dia quando também eles precisarem se vão lembrar deste gesto)!!!

Retomar a época neste momento é deitar dinheiro ao lixo, primeiro devido a todas as situações que enumerei anteriormente e depois porque pensem que neste momento o nosso país atravessa uma grave crise económica onde muitos não têm para comer quanto mais para andar a gastar dinheiro para ir aos toiros, pensem sim em este ano estar sossegados e para o ano retomar com a maior força. 

A pressa nunca foi aliada da qualidade desta forma a única coisa que vão conseguir é enterrar a festa com atitudes precipitadas e sem sentido. 

As corridas vivem do público e esse público não pode ser filtrado, dessa forma que voltem as corridas em 2021 com todos aqueles que merecem e desejam estar numa praça e não só com alguns que possam ter a sorte de entrar!!! 

foto: Pintar com Luz Lda








Comentários

  1. Gostaria muito de saber a sua opinião, também por escrito e de preferência igualmodo extenso, sobre o pagode que vai nas praias portuguesas, mesmo antes de abrir a época balnear, e, já agora sobre o grande espectáculo do AVANTE/esquerda em extinção, quando todos os eventos do género estão proibidos.
    Fico a aguardar a sua douta opinião.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Empresário Florindo Ramalho veta GFA de Monsaraz por falta de palavra do cabo Ricardo Cardoso

Primeira parte da Temporada 2023 na Praça de Toiros do Sítio da Nazaré

Corrida em Coruche cancelada