Diogo Durão (Presidente da ANGF) deixa mensagem no arranque do novo site!!!!

Já está disponivel o novo site da ANGF (www.angfportugal.org) e dessa forma o Presidente Diogo Durão quis deixar uma mensagem a todos os associados que transcrevo na integra: 

Valores, Ética e Integridade

Forcados – Uma escola de vida!

A sociedade em geral é dinâmica e viver em sociedade implica, obrigatoriamente, ter capacidade de adaptação às mudanças inerentes a essa dinâmica.

Todos sabemos que, nas nossas vidas pessoais e profissionais, as mudanças são constantes e por vezes muito rápidas. Isso pode levar a que por vezes se percam ou se coloquem em planos menos importantes, alguns dos pilares dessa sociedade. A Tauromaquia e os Forcados não estão alheados desta realidade.

Quando falamos de Valores falamos obrigatoriamente de Ética. E quando esses Valores e Ética estão presentes nas condutas diárias das relações entre indivíduos e da sociedade em geral, então falamos também de Integridade.

Existem valores que nasceram, foram cuidados, alimentados e sedimentados por gerações sucessivas de Homens e Mulheres, e que são os valores centrais da nossa sociedade:

Família, Amizade, Resiliência, Coragem, Integridade, Honra, Respeito pelos outros, Responsabilidade, Fraternidade, Solidariedade, Espírito de Entreajuda e de Entrega, Voluntarismo, Liberdade, entre outros.

Estes Valores são parte integrante de uma Jaqueta. Fazem parte do ADN de um Forcado. Estão na vivência diária dos nossos Grupos e todos nós os reconhecemos facilmente. Mas é necessário dar-lhes sentido e razão, colocando-os em prática no nosso dia-a-dia, vivenciá-los e confirmar a sua importância. Ensiná-los aos mais novos que começam nos nossos Grupos. Firmá-los nos mais velhos. Mostrar com orgulho que somos, efectivamente, uma grande Escola da Vida!

Por outro lado, quando as condutas se afastam destes Valores e deixa de haver Integridade, deixa também de haver confiança e isso pode gerar falta de coesão e consequente desagregação.

Temos de afastar essas condutas e quem as pratica uma vez que isso pode dar lugar à perda de confiança e desmoronamento da consciência colectiva. E a nossa Associação e a Tauromaquia no seu todo precisa, mais que nunca, de estar unida, coesa e confiante. Juntos somos mais fortes!

A Ética tem de ser muito mais do que um discurso. Vamos pô-la em prática!

Um abraço a todos e vamos ao Toiro!"



Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Empresário Florindo Ramalho veta GFA de Monsaraz por falta de palavra do cabo Ricardo Cardoso

Primeira parte da Temporada 2023 na Praça de Toiros do Sítio da Nazaré

Corrida em Coruche cancelada