O Grupo de Forcados Amadores da Chamusca cumpre hoje 46 anos! Estas palavras são para eles…

A minha caminhada a acompanhar forcados começou desde muito cedo como todos sabem no Grupo de Vila Franca contudo nos meus 14 anos tive o privilégio e honra de também acompanhar ativamente o Grupo de Forcados Amadores da Chamusca, já lá vão 20 anos e acreditem que esse tempo me fez crescer ainda mais como aficionada, a minha realidade em relação aos forcados apenas se resumia ao Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca o que desde muito cedo me fez ser bastante exigente ao que aos forcados diz respeito…. 

Contudo quando cheguei ao grupo dos amadores da Chamusca não encontrei uma exigência diferente da que via em Vila Franca, não via diferença na forma de encarar os toiros, no respeito ao grupo ao toiro e até mesmo ao aficionado.

Nessa altura o cabo era o Nuno Marques que desde cedo me mostrou que para se pegar toiros o fundamental é ser exigente consigo mesmo, sério, respeitador e acima de tudo humilde, encontrei no Nuno um homem que apesar de também ele muito jovem encarava os toiros e o grupo como a sua própria vida, a sua pele e até mesmo o seu coração fora do peito cada vez que cada um dos seus colocava o barrete e fazia frente a um toiro. 

Sou uma privilegiada e digo isso vezes sem conta porque todos estes ano tive e tenho a honra de ver grandes homens e grandes forcados, forcados que como o Nuno Marques encaram uma pega como algo sagrado e isso é notório na forma como pegam o barrete para a pega, como saltam a trincheira, como brindam, citam, carregam, recuam e saem da pega, hoje em dia forcados completos existem poucos, os tempos também são outros a forma como se encara um grupo e uma pega foi se perdendo e por isso mesmo guardo momentos como os que vi quando tinha 14 anos nos Amadores da Chamusca!

Lembro-me que nestes 20 anos que conheço e bem os amadores da Chamusca o respeito por quem os acompanha é fundamental para qualquer elemento que vista a jaqueta, o saber estar é primordial, não se iludam aqueles que pensam que aqui tento dizer que os Amadores da Chamusca são uns santos, claro que não mas até isso aprendi com o Nuno Marques, eles podem errar dentro e fora de praça contudo haverá sempre algum elemento dos mais velhos disponível para lhes mostrar que o caminho e a prestação não foi a certa e que alguma coisa terá que se mudar se quiserem continuar a integrar no seio do grupo dos Amadores da Chamusca!!!

Guardo comigo grandes memórias de pegas, ajudas e convívios por exemplo do Paulo Redol, Francisco Redol, do Teixeira, do Tacho, do Marecos, do Mário, do Rui Pedro, do  Ricardo Lucas, do Jorge Padeiro, do "Vitinho",do Paulo Moreira  e de tantos outros que naquele momento vestiam a jaqueta e faziam dela a sua prioridade.

Não posso deixar de agradecer também aos Amadores da Chamusca as muitas terras que me fizeram conhecer cada vez que os acompanhava numa corrida, como também não posso deixar de agradecer o facto de me mostrarem a magia de uma das melhores festas de sempre A ASCENÇAO NA CHAMUSCA!!!

Nestes 46 anos tenho o orgulho de 20 acompanhar de perto, tenho pena que nos tempos de hoje o grupo não tenha as oportunidades que tanto merece afinal de contas são 46 anos de integridade, seriedade e respeito à festa dos toiros!!!

Espero que neste ano atípico como o que vivemos muitos dos promotores da nossa festa e empresários pensem e repensem que um futuro não se faz sem um passado e o passado deste grupo tem sido exímio na entrega, dedicação, garra e galhardia que os distingue mas acima de tudo na sua seriedade para todos aqueles que ao seu lado repartem cartel ou ficam apenas pela bancada!

Como aficionada desejo e peço que também os elementos mais novos e todos aqueles que possam vir a ingressar no grupo nunca se esqueçam que se o grupo está onde está nos tempos atuais é porque houve muitos homens que vestiram a pele que se chama Amadores da Chamusca e fizeram desta instituição uma instituição séria, nunca esquecendo que nas ramagens que vestem existe uma terra aficionada a defender. 

Parabéns a todos por estes 46 anos de defesa da imagem do forcado amador e que muitos mais venham sempre com a mesma escola de tantos anos já vividos!!!

Obrigada Amadores da Chamusca, obrigada em especial ao Nuno Marques por me ter tão bem incutido o que é pegar toiros de forma séria e o que é ser forcado, para todo o grupo venha vinho e que Nossa Senhora de Fátima vos acompanhe sempre!!!

Um beijinho desta vossa amiga 


Lara Veiga Vicente 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Corrida no Montijo. Só se pedia mais respeito!

Forcado António Faria desaparecido desde ontem!!! Vamos ajudar pf!!!

De mulher para mulher lhe digo a Sra. é digna de pena!!!!