De mulher para mulher lhe digo a Sra. é digna de pena!!!!

 Decidi escrever estas palavras uma vez que hoje a sua pessoa em representação do seu partido se deslocou à cidade do Montijo, cidade essa que pertenço há três anos, que me recebeu de braços abertos e que acima de tudo sempre me respeitou enquanto ser humano, mulher, mãe e cidadã, não sei se algum dia cá por tinha estado mas isso agora pouco importa porque se nunca tinha acontecido estou certa que ao dia de hoje percebeu as raízes do Montijo, percebeu que os aficionados que coabitam nesta cidade são de fibra, são corajosos mas acima de tudo são educados, sabem estar e são directos na defesa das suas tradições, ideologias e gostos....


Percebo que tudo isto lhe pareça estranho uma vez que não é apanágio este tipo de linguajar no seu quotidiano, prova disso é perceber que sempre que se desloca a qualquer manifestação contra a Tauromaquia a palavra de ordem da sua "defesa" é as ofensas, o ódio e o rancor!!!!


Hoje de mulher para mulher lhe digo que ficou bem patente que a sua pessoa e todos aqueles que batem no peito e enchem os pulmões de ar para proferir ofensas aos aficionados não são bem vindos no Montijo assim como acredito que não o sejam em todas as terras aficionadas espalhadas de norte a sul deste país à beira mar plantado e que tem nas suas raízes a cultura tauromáquica. 


De mulher para mulher posso lhe dizer que tenho pena de si, não pela pessoa que é porque nem a conheço felizmemte, a minha pena é alimentada das suas participações de partilha de ódio gratuito onde os limites não existem, onde nos seus ideais defender um animal é tão válido quanto desejar a morte a um aficionado.


Sabe Inês sou ribatejana, cresci no campo no meio do esterco, no prado, em contacto com toiros, cavalos, galinhas, porcos e os mais variados animais que se encontram no bonito Ribatejo, tive por isso umas das melhores infâncias de sempre porque ao contrário de muitos que a acompanham conheço a realidade do campo, realidade essa que lhe passa muito ao lado porque na íntegra pouco ou nada sabe, ser do campo é colocar a mão no esterco é sentir a plenitude e não nojo, plenitude essa que nos define enquanto pessoas com raízes, pessoas que sabem ordenhar, pessoas que sabem fazer apalpação a uma vaca, que sabem tosquiar uma ovelha ou até mesmo desbastar um poldro!!!


A sua escola é a teoria que muitas vezes é invertida para alimentar as suas mentiras e enganar uns quantos que apregoam os seus delírios. 


Ser do campo não é ter aquela casa bonita que se percorre de saltos altos, ser do campo é calçar as galochas ou andar descalço subindo os fardos de palha para lá do alto podermos ver a lezíria que alimenta a nossa cultura. 


Nada disto está ao seu alcance porque a sua ignorância é de tal forma avultada que faz de si um ser que fala de tauromaquia sem saber o que é um pega, sem saber arranjar um cavalo, sem ter noção do que é um espectáculo taurino e toda a história que durante anos e anos nos fizeram chegar onde estamos hoje....


A sua vinda hoje ao Montijo serviu para perceber que ao contrário de vocês não precisamos de ofensas, agressões ou partilha de ódio gratuito, somos muito superiores a tudo isso e é por esse motivo que não somos melhores nem piores mas acredite muito mas mesmo muito diferentes.


Não lhe pedimos que goste mas sim que respeite, porém pedimos o impossível uma vez que a Inês não sabe nada de respeito, valores, princípios assim como nada sabe do campo, do toiro bravo e da tauromaquia e por isso faz o papelão que faz. 


Dá a cara por um partido que defende "pessoas e animais" mas nunca a vi fazer manifestações nas imediações de um lar de idosos onde eles morrem atolados de fezes e urina, onde não têm amor, onde são despejados pelas famílias e onde só servem para alimentar aqueles que lhes querem tirar o pouco que têm....


Não a vi manifestar-se em Reguengos de Monsaraz por exemplo quando perdemos muitas vidas, vidas essas carregadas de história mas não menos válidas para serem menosprezadas por alguns que acham que já tinham vivido o suficiente e então que morram como ratazanas no meio do esgoto. 


De mulher para mulher lhe digo, ganhe vergonha na cara porque é o que lhe falta neste momento onde para si a vida humana é tão descartável uma vez que o que lhe dá visibilidade é a Tauromaquia. 


Lara Veiga Vicente








Comentários

  1. O que é evidente, não precisa ser demonstrado.

    ResponderEliminar
  2. Muito bem, Lara...👍👍👏👏👏
    Sem pápas na língua, mas com o nível superior a que já nos habituou...tiro-lhe o meu chapéu 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Coitadinha da "Nezinha", o pior é que por detrás desta defesa estúpida do bem estar animal, estão outros valores ocultos que poderão vir a ser perigosos para o cidadão!

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Bravo!! Quem escreve assim não é "gago". Palavras curtas e objetivas! Parabéns

    ResponderEliminar
  6. Excelente teste que li com gosto e partilho.

    ResponderEliminar
  7. Soube o nobre povo do Montijo dar uma resposta cabal a este "partido" alimentado de ódio, semeado por meia dúzia de dissiminadores de veneno.

    ResponderEliminar
  8. Os meus parabéns por este excelente testo. Não sou Ribatejano, mas também a minha infância foi no campo, por isso sei do que fala. Parabéns.

    ResponderEliminar
  9. Muitos parabéns assim mesmo é que se fala

    ResponderEliminar
  10. Muito bem escrito. Parabéns de um ribatejano, agricultor e além disso, um amante do campo.

    ResponderEliminar
  11. Não costumo comentar este tipo de opiniões. No entanto este escrito merece o meu maior aplauso. Portugal corre o risco de ser conduzido no futuro por pessoas que não sabem o que dizem, porque a experiência vivida é zero. E a experiência é metade, talvez mais, do conhecimento.

    ResponderEliminar
  12. Escreveu e escreveu e não disse nada!!!! Um blá blá blá muito bem escrito... mas sem conteúdo algum...Acho não há necessidade de se tirar um curso superior acerca do que é viver no campo para entender que matar, magoar ou ferir um animal para entretenimento está errado!!!!

    ResponderEliminar
  13. Escreveu e escreveu e não disse nada!!!! Um blá blá blá muito bem escrito... mas sem conteúdo algum... que pessoa tão impertinente. Acho não há necessidade de se tirar um curso superior acerca do que é viver no campo para entender que matar, magoar or ferir um animal para entretenimento está errado!!!

    ResponderEliminar
  14. Muitos parabéns pelo texto que escreveu,concordo com tudo o que disse ,uma vez mais os meus parabéns.

    ResponderEliminar
  15. https://mentcapto.blogspot.com/2014/04/183-aficion-friccion.html

    ResponderEliminar
  16. Texto fantástico, ao contrário dos apoiantes deste partido, que além de serem ignorantes, deixaram de se lembrar das pessoas, porque sem pessoas , não haveria partidos, mas mais valia, porque ter partidos como este, era melhor vivermos numa ditadura.

    ResponderEliminar
  17. Exactamente o q eu pensei! Blá blá e o campo e blá blá. Minha querida o q está em causa aqui é uma única coisa: infligir dor num animal para puro entretenimento é certo ou errado? Agora pense na questão e responda sem grandes prosas.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Empresário Florindo Ramalho veta GFA de Monsaraz por falta de palavra do cabo Ricardo Cardoso

Primeira parte da Temporada 2023 na Praça de Toiros do Sítio da Nazaré

Corrida em Coruche cancelada